sexta-feira, abril 27, 2012

Ser você mesmo no trabalho atrapalha sua carreira

festa-da-firmaE quando chega a festa da firma, hein? Como faz?

Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, e Greenwich, em Londres, entrevistaram 533 pessoas para medir a autenticidade no ambiente de trabalho (veja apresentação da pesquisa). A maioria dos entrevistados revelou que não mostra aos colegas quem eles realmente são. Ou seja, nem sempre expressam opiniões e sentimentos verdadeiros e, às vezes, falam coisas apenas para impressionar ou agradar.

Mas quando estão ao lado dos parceiros (marido, namorada), amigos e parentes a autenticidade aumenta. E isso os torna mais felizes. Segundo a pesquisa, a sinceridade com o parceiro aumenta a satisfação com a vida e o sentimento de bem estar. Essa tendência não se aplica ao ambiente de trabalho. Ser você mesmo no serviço te deixa menos satisfeito com a vida. E gente feliz geralmente rende mais, não?

“Você ouve dos gurus de autoajuda que o segredo da felicidade é ser você mesmo ou expressar seus sentimentos verdadeiros, mas isso não parece funcionar no ambiente de trabalho – pelo menos não nessa amostra que estudamos”, explicou Oliver Robinson, da Universidade de Greenwich, durante o encontro anual da Sociedade Britânica de Psicologia (as aspas saíram dessa matéria aqui). Pelo visto, esse é mais um dos conselhos errados que as pessoas dão.

Mas até quando você acha que dá para manter as aparências e fugir dos conflitos de opiniões no escritório?

Visto em: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário