domingo, novembro 24, 2013

E se... a espécie humana desaparecesse da Terra?

01 Após 4 a 20 anos... ...Os animais domésticos voltariam ao estado feral. Esse período representa duas a 10 gerações de espécies como cachorros, porcos e bois. Ser fera está nas características genéticas desses animais, mas isso é reprimido pelo convívio com os humanos. Sem nós, eles sofreriam até mudanças físicas. Cães ficariam mais parecidos com lobos (e voltariam a viver em matilhas) e porcos, com javalis.

Após 20 anos... ...O trecho urbano do rio Tietê ficaria 100% limpo. Sem lixo químico – ou mesmo os dejetos orgânicos produzidos pelos humanos – sendo despejado no trecho que atravessa a cidade de São Paulo, o rio Tietê entraria em um processo de autolimpeza. Em duas décadas, estaria tão limpo e piscoso quanto antes de os portugueses chegarem ao Brasil.

Após 70 anos... ...A camada de ozônio estaria sem buraco nenhum. Para sua recuperação total, bastaria a parada na emissão de gases como CFC e amoníaco.

Após 300 anos... ...A temperatura média global começaria a cair. O fim da emissão de CO2 por veículos, indústrias e queimadas brecaria na hora o aquecimento global. A temperatura se estabilizaria nos atuais 14,7 °C (prevê-se que ela subirá até 5 °C até o fim do século).

Em até 1 000 anos... ...Todo o lixo produzido no mundo “desapareceria”. O lixo orgânico – restos de alimentos e carcaças de animais, por exemplo – seria consumido por insetos, bactérias e fungos em um tempo relativamente rápido, em cerca de 500 anos. Os outros 500 são culpa do lixo inorgânico – como metais, plástico e vidro –, cujo processo de reabsorção pela natureza é muito mais demorado.

Após 1 000 anos... ...As construções apodreceriam até sumir. Sem manutenção, o concreto de um prédio começaria a apresentar fissuras e rachaduras em 100 anos. Em 500 anos, com as estruturas metálicas se desmanchando em ferrugem, o prédio cairia. Em mais 500 anos tudo viraria pó.

Após 5 mil anos... ...A Mata Atlântica engoliria são paulo. Depois do esfacelamento das construções e do desaparecimento da cobertura asfáltica, ainda seria necessária a recuperação do solo para que árvores de grande porte pudessem ocupar o terreno – isso levaria de 3 mil a 5 mil anos.

Após milhões de anos... ...O petróleo abundaria. O processo de decomposição que forma o petróleo nunca cessou, mas é muito lento. Sem a extração, as reservas de petróleo levariam de muitos milhões a poucos bilhões de anos para voltar ao nível do século 19, antes da exploração maciça.

Visto em: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário