sexta-feira, fevereiro 28, 2014

O paradoxo do avô

Paradoxo-do-Avô1 Supondo que pudéssemos voltar no tempo, haveria algumas situações no mínimos estranhas. E a mais conhecida delas é conhecida como o paradoxo do avô.

O paradoxo consiste é o seguinte: uma pessoa viaja de algum modo para o passado e decide matar seu avô antes que ela conheça a esposa dele, ou seja, sua avó. Desse modo, a existência dessa pessoa logo torna-se impossível, pois ela não poderia ter nascido.

Aí nasce o principal paradoxo da viagem no tempo, pois surge um conflito lógico a partir do momento em que você altera os acontecimentos do passado, seja lá o que for. O mínimo que você altera no passado geraria consequências inimagináveis no futuro: é a Teoria do Caos em ação. Qualquer ação que o viajante do tempo fizer no passado poderia mudar o curso da história.

Supondo que seja possível voltar no tempo, alguns cientistas acham que é impossível mudar o passado – seria possível apenas observá-lo, sem realizar qualquer ação. Mas há uma outra teoria, que pode resolver esse paradoxo (ou criar inúmeros outros).

A solução pode ser os infinitos universos paralelos. Nesse exemplo, quando a pessoa mata seu avô, ela vai para um universo paralelo, onde ela nem sequer existiria, pois nunca poderia ter nascido. Um exemplo menos trágico seria se uma pessoa voltasse no tempo e escolhesse fazer outro curso na faculdade. Logo, ela conheceria outras pessoas, encontraria um par, teria filhos, tudo isso em outro universo.

Outra tese sugere que quando voltamos no tempo, nossas memórias do futuro são apagadas. Mas as nossas ações seriam as mesmas que fizemos antes? Bem, isso acaba gerando outro paradoxo…

Uma outra teoria elaborada pelo cientista norte-americano Kip Thorne que alguém que volta no passado nunca poderia estar uma posição de interferir no futuro. No exemplo anterior, a pessoa jamais encontraria o avô, ou então, se o encontrasse e tentasse atirar nele, sempre erraria o alvo. Avô e neto seriam como ímãs que se repelem.

A Teoria da Relatividade permite tanto viagens para o futuro (que em tese são muito mais simples, bastando apenas acelerar muito) quanto viagens para o passado. Até que alguém efetivamente consiga voltar no tempo, será impossível saber exatamente o que acontece ou não, e infelizmente ainda estamos muito longe dessa proeza.

Visto em: Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário