terça-feira, janeiro 20, 2015

Pessoas otimistas vivem mais

É hora de parar de reclamar tanto da vida. Pelo menos se você quiser viver mais tempo por essas bandas. Se não parar, tudo bem, mas seu coração corre um risco maior de sucumbir inesperadamente.

A relação entre o jeito de encarar a vida e saúde cardiovascular veio de pesquisadores lá da Universidade de Illinois. Eles acompanharam a vida de 5 mil pessoas, de 52 a 84 anos, ao longo de 11 anos. Todos completaram um questionário que avaliava os níveis de otimismo e saúde física(se sofriam de alguma doença, como artrite, doenças no fígado, etc). Já o coração foi avaliado por sete fatores: pressão arterial, índice de massa corporal, colesterol, exame de glicemia em jejum, alimentação, atividade física e uso de tabaco.

Ao final do período de avaliação, os pesquisadores compararam os dados. E descobriram que os otimistas tinham até 76% mais chances de ter um coração saudável. É que eles tinham níveis mais saudáveis de açúcar no sangue e colesterol. Também eram mais ativos, mais magros e fumavam menos.

Visto em: Ciência Maluca

Nenhum comentário:

Postar um comentário