sábado, abril 21, 2018

8 sintomas físicos da depressão que pouca gente conhece

Diferente do senso comum de que depressão é apenas tristeza, esta doença se caracteriza por um desequilíbrio nos neurotransmissores – mensageiros químicos em nosso cérebro responsáveis por nossas emoções, incluindo as sensações de bem-estar, prazer, disposição e serenidade.

Esse desequilíbrio químico pode “bagunçar” o organismo e causar uma série de sintomas bem conhecidos como falta de disposição, apatia, dificuldade para se concentrar, pensamentos negativos e a tristeza, associada muitas vezes isoladamente com a depressão.

O que pouca gente sabe é que esse desequilíbrio químico também causa sintomas físicos que muitas vezes fazem parte do quadro depressivo e são ignorados.

Veja quais são e não hesite em procurar ajuda se estiver com algum deles.

1. Problemas digestivos
Os níveis baixos de neurotransmissores afetam também a percepção da dor.
Em pacientes com depressão, é bastante comum a ocorrência da síndrome do intestino irritável, que causa desde dores abdominais até flatulência e mudanças no ritmo do intestino.
Muitas vezes, após procurar um médico especialista, o paciente acaba por descobrir que seu problema tem fundo emocional.

2. Dor de cabeça
Sim, a depressão também pode causar dores de cabeça.
Todos os sintomas emocionais acumulados, como insegurança, negativismo, medo, frustração acabam se manifestando no corpo como dor física. Esse processo é chamado pelos especialistas de somatização.

3. Distúrbios do sono
Aqui, os problemas estão em dois extremos: dormir em excesso, fugindo da realidade, ou não conseguir dormir porque torna-se impossível desligar-se dos problemas.
A qualidade do sono é afetada e o corpo não se recupera da maneira que deveria, com consequências na produtividade nas atividades diárias.

4. Tensão na nuca e nos ombros
A pessoa com depressão fica em constante estado de alerta. O resultado? Os músculos da nuca e dos ombros sofrem com a tensão. É muito comum esse tipo de dor associada a ansiedadee nervosismo causados pelo estado depressivo.

5. Cansaço
Lembra da queda dos neurotransmissores? Ela também causa prostração em pacientes com depressão.
Como consequência, a pessoa sente além do cansaço, fraqueza e falta de ânimo e vontade de fazer qualquer coisa.

6. O apetite muda, e o peso também
A depressão muda o apetite – seja provocando vontade de comer demais ou de menos. O resultado é que o depressivo pode tanto perder como ganhar peso demais.
Como cada caso é um caso, é necessário observar mudanças bruscas no apetite ou no peso e se for o caso, procurar ajuda.

7. Dores no corpo
Não é incomum pacientes depressivos sofrerem com dores generalizadas, principalmente nas costas e no peito. Esses sintomas podem ser consequência do cansaço, que gera uma postura errada, levando à dor.
Ser sedentário pode piorar as dores.

8. Imunidade baixa
A prostração da pessoa depressiva pode afetar indiretamente o sistema imunológico.
Como há liberação de hormônios descontroladamente, os anticorpos podem ser atingidos deixando o paciente vulnerável a várias doenças. E, como não há disposição para cuidar de si mesmo ou praticar atividades físicas, além de ingestão de álcool ou drogas, as doenças ficam mais propensas a aparecer.

Depressão é uma doença séria, que pode afetar todo o organismo.
Não tenha vergonha de pedir ajuda se notar que algum desses sintomas está prejudicando você.
Pode acontecer com qualquer pessoa – qualquer pessoa mesmo!
Não deixe de se cuidar

Visto em: Awebic

Nenhum comentário:

Postar um comentário