domingo, fevereiro 20, 2011

Enterrado Vivo

O cinema é mesmo uma arte incrível, às vezes nos faz refletir sobre a história, às vezes nos vislumbra com belas imagens, e às vezes nos coloca na mesma agonia que o personagem. Neste ultimo quesito tenho um ótimo filme para indicar: Enterrado Vivo.
Enterrado Vivo conta a história de um motorista de caminhão que está trabalhando no Iraque. Seu comboio sofre um ataque e ele acorda dentro de uma caixa de madeira embaixo da terra. O filme já começa nos mostrando a angustiante situação de Paul – que é interpretado por Ryan Reynolds (Lanterna Verde, Horror em Amityville) – com a tela toda escura e ouvindo apenas a respiração dele. Quando estamos entrando em desespero junto a ele aparece a luz, a chama de um isqueiro, e este será um dos poucos companheiros dele na história, pois ele ainda encontra dentro do caixão uma caneta, uma lanterna velha e um celular em árabe. È justamente o celular que carrega o filme, preenchendo-o de diálogos, através dele se tem interação com o mundo exterior, e junto com o isqueiro ajuda na iluminação das cenas. Apesar de serem materiais pouco luminosos, as cenas são muito bem feitas e isso é um grande mérito do diretor (Rodrigo Cortés).
Vale ressaltar que o filme se passa completamente dentro do caixão, tendo apenas um ator aparecendo em cena, os outros só escutamos a voz, nem lembranças nos são passadas. Lembrando que o filme fala da negligencia do governo com o cidadão comum, o capitalismo, guerra ao terror, etc.
Coloco esse filme na minha lista dos melhores, por causa das cenas e dos diálogos bem elaborados, mas principalmente pelo sentimento sufocante que o filme nos passa. Acredito que muitos não gostarão do filme, mas o suspense crescente da história o torna uma bela obra de arte. Parabéns a todos envolvidos neste trabalho.

Dica: Assista ao filme em uma tela de boa qualidade, em um ambiente escuro e com uma boa sonorização. Isso lhe trancará dentro do caixão também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário